/De subidas e descidas se faz o futebol. Muita luta pela Europa!

De subidas e descidas se faz o futebol. Muita luta pela Europa!

Neste artigo iremos abordar as descidas e subidas nas cinco principais ligas europeias: Ligue 1, Serie A, Premier League, La Liga e Bundesliga, algumas já confirmadas, outras ainda por decidir e com lutas muito interessantes.

Premier League

No campeonato apelidado de “mais competitivo do mundo” Stoke City (20º classificado) e West Bromwich Albion (19º classificado) estão já despromovidos, quando apenas falta jogar uma jornada.

Quanto à última vaga disponível para a descida de divisão, apesar de ainda não ser uma certeza esta deve ser ocupada pelo Swansea, que na teoria só consegue evitar a descida se na última jornada o Southampton perdeu por cinco bolas a zero frente ao Manchester City e ainda se vencer por 5-0 o Stoke City, cenário que se advinha muito complicado para o clube liderado por Carlos Carvalhal.

Congratulação do campeão do Championship 2017/18, Wolverhampton. Fonte: L’Equipe

Falando agora em subidas à Premier League, é já conhecida a subida direta do Wolverhampton, vencedor do Championship 2017/18 e ainda Cardiff City, segundo classificado. No próximo fim-de-semana joga-se os play-offs de acesso à divisão mais alta do futebol inglês, que será disputado por Fulham, Aston Villa, Middlesbrough e Derby County, sendo que destes apenas um conquista uma vaga para disputar a Premier League na próxima época.

La Liga

No campeonato espanhol, quando ainda faltam jogar duas jornadas já são conhecidas as três equipas que na próxima época vão jogar a segunda divisão espanhola. São eles: Deportivo da Corunha (18º lugar), Las Palmas (19º lugar) e Málaga (20º lugar).

Se na primeira divisão espanhola já se sabe o destino dos despromovidos, na La Liga 2 a luta pela promoção está muito animada e na teoria, quando ainda faltam jogar quatro jornadas, 13 equipas ainda podem garantir a promoção à La Liga. Destas 13 equipas, seis ainda podem ser campeãs.

Atual 1º classificado da La Liga 2, Rayo Vallecano. Fonte: as.com

Olhando realisticamente para a La Liga 2 podemos observar que Rayo Vallecano (1º lugar, 73 pontos), Huesca (2º lugar, 71 pontos) e Gijon (3º lugar, 68 pontos) vão disputar tanto o campeonato, como o  segundo lugar, que dá acesso direto à La Liga, e ainda à terceira posição, que dá acesso ao play-off de subida à principal liga espanhola. Podemos também concluir que Zaragoza (4º, 62 pontos), Numancia (5º, 61 pontos), Cadiz (6º, 60 pontos), Oviedo (7º, 59 pontos), Valladolid (8º, 57 pontos), Osasuna (9º, 57 pontos) e Granada (10º, 55 pontos) vão disputar pelos restantes três lugares de acesso ao play-off de subida à La Liga. O play-off de subida será disputado por quatro equipas, sendo que destas apenas uma garante um lugar na La Liga 2018/19.

Serie A

Na principal divisão do futebol italiano, quando faltam jogar duas jornadas, Benevento e Verona já tem o seu destino traçado, vão jogar na Serie B na próxima época. O último lugar de descida é actualmente ocupado pelo Cagliari (18º lugar, 33 pontos), contudo Udinese (17º lugar, 34 pontos), Crotone (16º lugar, 34 pontos), Chievo (15º lugar, 34 pontos) e Spal (14º, 35 pontos) ainda podem ocupar este lugar e descer à segunda divisão italiana.

No que toca à Serie B, temos já campeão condecorado, Empoli, equipa que volta à principal divisão do futebol italiano após uma época.

Festejos do Empoli, campeão da Serie B. Fonte: SkySport

Quanto à restante caravana, advinha-se uma luta acesa pelo segundo lugar, que dá acesso direto à liga italiana, sendo que os seis lugares de acesso ao play-off de subida, estão entregues, faltando apenas saber a classificação final. Frosinone (2º, 68 pontos), Palermo (3º, 67 pontos), Parma (4º, 66 pontos), Venezia (5º, 66 pontos), Bari (6º, 64 pontos) ainda podem chegar ao segundo lugar que dá acesso direto à Serie A. Destes seis apenas uma equipa terá acesso à Serie A 2018/19.

Bundesliga

Na Liga Alemã, quando falta jogar uma jornada, apenas uma equipa está despromovida, o histórico Colónia, que não já consegue deixar o último lugar da classificação. Segue-se o Hamburgo, no penúltimo lugar, que no máximo consegue jogar o play-off de subida, com o terceiro classificado da segunda liga, mas para isso tem de ganhar o seu jogo e esperar que o Wolfsburg perca o seu.

No antepenúltimo lugar, que dá acesso ao play-off de subida, encontra-se o Wolfsburg, outro emblema histórico da Alemanha, contudo ainda pode garantir a manutenção sem ter de jogar o play-off, para isso terá de ganhar na última jornada e esperar que o Freiburg não o faça, relegando assim este último para o play-off.

Nurnberrg x Dusseldorf, as duas equipas que disputam a 2ª liga alemã. Fonte: Vavel.com

Na segunda divisão alemã está já tudo decidido no que diz respeito a subidas, faltando apenas encontrar o campeão. Nurnberg e Dusseldorf com a subida já garantida à Bundesliga lutam pela conquista do campeonato, seguindo-se o Kiel, que assegurou o terceiro posto no campeonato, dando-lhe acesso ao play-off de subida.

Sendo assim o Kiel terá de jogar frente ao antepenúltimo classificado da Bundesliga para decidir se sobre à principal divisão do futebol alemã ou mantêm-se na segunda liga. De realçar que esta equipa alemã subiu o ano transacto da terceira divisão alemã e poderá jogar na próxima época na principal divisão do futebol alemão.

Ligue 1

Na Ligue 1, quando faltam jogar duas jornadas apenas uma equipa está já despromovida. Trata-se do Metz, que volta à Ligue 2 após duas épocas ao mais alto nível em França.

Com mais uma vaga para a despromoção e outra para disputar o play-off de subida, Troyes, Toulouse, Strasbourg, Lille e Caen lutam para fugir a ambos os lugares. Quem parte em desvantagem é o Troyes, 19º classificado, seguindo-se o Toulouse, contudo ambas as equipas ainda podem deixar os respectivos lugares e assegurarem a manutenção na Ligue 1.

Festejos do campeão da Ligue 2, Reims. Fonte: Europe1

Na Ligue 2, com uma jornada apenas em falta para o fecho do campeonato, já se sabe quais as equipas que sobem directamente à principal divisão do futebol francês. Trata-se de Reims, campeão da Ligue 2 2017/18 e Nimes, 2º classificado. De realçar que o Nimes não disputava a Ligue 1 desde a época 1993/94, regressando após 25 anos.

Nesta segunda divisão do futebol francês, terceiro, quarto e quinto classificado jogam o play- off de subida, juntamente com o 18º classificado da Ligue 1. O terceiro classificado está já encontrado, trata-se do Ajaccio. Quanto às outras duas vagas, estão a ser disputado por

Brest (4º classificado), Le Havre (5º), Lorient (6º) e Clermont (7º), todas com possibilidades de assegurar um lugar no play-off que pode dar acesso à Ligue 1.

Futebol, futebol e futebol. É o melhor desporto do mundo. A crescer, a aprender e a viver com este desporto apaixonante.