Portugueses pelo Esférico : ‘Do sucesso a sem clube’

Hoje na rubrica ‘Portugueses pelo Esférico’ falamos de um português que está actualmente a jogar fora.

 

Silvestre Manuel Gonçalves Varela ( 2 de Fevereiro de 1985, Almada ) é um futebolista português .


Varela, como é conhecido,  possui além da portuguesa também a nacionalidade da república africana Cabo Verde .

Silvestre Varela fez a formação juvenil no Sporting . Na temporada 2004/05,  foi emprestado ao clube Casa Pia AC. Depois de regressar ao Sporting durante meio ano, Varela foi emprestado por 18 meses aos rivais da primeira divisão, Vitória Setúbal . Lá, desenvolveu um lugar regular e prevaleceu em Portugal. Na temporada 2007/08, foi emprestado à equipa da primeira divisão espanhola, Recreativo Huelva. Em 2009 jogou pelo FC Porto. E a 7 de dezembro de 2013, completou seu 100º jogo pelo FC Porto.

 

A 3 de março de 2010, Varela jogou pela primeira vez na seleção nacional. Entrou como substituto na segunda metade do amigável contra a RPC em Coimbra . A 26 de março de 2011, ele marcou o primeiro golo pela seleção num empate 1-1 contra o Chile em Leiria .

 

Mais recentemente, Varela foi convocado pelo seleccionador de Portugal, Paulo Bento, para a equipa do Campeonato Europeu de 2012 , durante dez minutos no primeiro jogo da fase de grupos frente à Alemanha, a 9 de Junho de 2012, onde perdeu a última grande oportunidade de golo do português contra Manuel Neuer pouco antes do apito final .

Em 2015 Varela perdeu espaço no plantel dos dragões e foi emprestado pelo FC Porto, ao Parma. Um empréstimo muito curto, foram necessários apenas 5 meses para o Parma dispensar Varela, e este regressar ao FC Porto. Dois anos depois, em 2017, o FC Porto vendeu Varela ao Kayserispor.

No entanto, neste momento, desde 1 de julho, Varela encontra-se sem clube. Irá o jogador português regressar às origens?