/Polícia no Futebol inglês para acabar com crimes de ódio

Polícia no Futebol inglês para acabar com crimes de ódio

O futebol inglês poderá assistir a avanços na luta contra os crimes de ódio durante os jogos. Escreve a Sky Sports nesta segunda-feira que a polícia britânica pondera destacar um agente especializado no combate ao racismo e ao ódio para cada partida de futebol das ligas profissionais de Inglaterra.

A ideia terá partido de um caso recente que envolveu Romaine Sawyers, jogador do West Brom, que foi alvo de mensagens de ódio no Whatsapp. O autor das mensagens foi encontrado, depois de uma investigação da polícia, tendo sido condenado a oito semanas de prisão. 

“Nós vamos, seja onde for, identificar-te E certamente a sanção de prisão será muito importante. Existem obstáculos mais amplos também. Já vimos pessoas perderem vagas na universidade, vimos pessoas perderem empregos por causa destes crimes de ódio. Acho que a nossa sociedade geralmente não perdoa os crimes de ódio e o abuso racial. Portanto, há impactos mais amplos que trazem consequências mais amplas que apenas a prisão”, disse Mark Roberts, chefe do policiamento no futebol inglês.

É uma medida que surge depois da escalada de ódio e racismo nos estádios britânicos.